sexta-feira, 18 de março de 2011

... com vocês, Sonic Chaos...



Sonic Chaos diferenciou-se do modelo de Sonic 1 e Sonic 2. Praticamente tudo teve de ser remodelado. Os gráficos mais coloridos com detalhes maiores, além dos personagens são notados logo de imediato, mostrando claramente uma leve mudança de conceito. Nele, é possível escolher entre dois personagens: Sonic e Tails, sendo que cada um possui habilidades distintas.

Os estágios foram elaborados com mais complexidade em comparação aos jogos anteriores. Possuem mais caminhos, acessibilidade e guardam mais monitores em todo o seu trajeto. Eles são divididos em 3 atos, onde o terceiro sempre será o chefe, assim como em seus antecessores. Uma das maiores diferenças é que no ato dos chefes, algumas Rings estarão no meio do caminho, para serem coletadas. Em Sonic 1 e 2 de 8Bits, o chefe era enfrentado sem nenhuma Ring.

Assim como nos jogos antecessores, o jogo possui 6 esmeraldas, onde cinco são coletadas no Special Stage. Para ser acessado, precisa-se de coletar 100 Rings pelo estágio. Ao chegar em um Special Stage, o jogadore terá um tempo determinado para coletar a Esmeralda do Caos que está escondida em algum ponto do estágio.

Em Sonic Chaos, existem dois novos monitores, sendo eles o Rocket Shoes (um sapato que possibilita Sonic voar por alguns segundos) e o Stop Time, que tem uma função especial nos Special Stages.

Análise técnica

Em comparação à Sonic 2, Sonic Chaos teve uma mudança grande em seu estilo. Os gráficos, possuem maior resolução, cores e detalhes. Porém alguns elementos dos cenários apresentam fraco acabamento, aparentando ter cores desiguais e desbotadas.

O som possui as mesmas características dos antecessores, sendo todas músicas agitadas seguindo a velocidade do jogo. A qualidade baixa das músicas geram ruídos e efeitos indesejados à música. Nas versões para Game Gear e Master System, alguns efeitos e sons foram substituídos

A jogabilidade foi melhorada. O jogo aparenta ter maior velocidade nos movimentos, trazendo maior dinâmica ao jogador. Cada personagem possui habilidades especiais distintas, trazendo uma gama maior de efeitos e jogabilidade.

Os estágios possuem 3 atos, sendo o terceiro com um chefe, como apresentado dos jogos anteriores. A diferença é que no terceiro ato, Rings estão espalhadas pelo cenário para serem coletadas pelo jogador, o que não era possível anteriormente. Os cenários foram elaborados com uma maior riqueza de caminhos e os anéis estão distribuídas de forma estratégica. A "placa-roleta" no final de cada ato também apresenta mudanças. Ao atingi-la, a roleta mostra a velocidade média do personagem em torno de toda a fase, podendo ser dado uma premiação de acordo com o desempenho.

O Special Stage é a diferença de Sonic Chaos. As esmeraldas são coletadas nos Special Stage como no em Sonic 1 e 2 da plataforma Mega Drive, e não espalhadas pelas fases. Para acessá-los, é necessário coletar 100 Rings em um dos atos. Depois disso, o personagem é enviado para um Special Stage, onde o jogador terá que encontrar a Esmeralda do Caos em um limite de tempo.

Agora Sonic conta com a ajuda de Tails. Esse é o primeiro jogo em que Tails apresenta a habilidade de voo. Com essa habilidade, o jogador poderá atingir locais de difícil acesso para Sonic, e ele possui um maior número de vidas e continues no início do jogo. Isso influencia no Replay, já que cada personagem possui suas próprias características.

Um comentário: