sexta-feira, 29 de outubro de 2010

... e a saga continua... Sonic the Hedgehog 2




A segunda aventura do porco espinho para Master System, e tenho que dizer: uma fantástica nova aventura!

Mais uma vez o Dr. Ivo Robotnik apareceu para atrapalhar a pacata vida na "Ilha do Sul", mas dessa vez ele pegou pesado pois além de capturar todos os animais da ilha, levou também o melhor amigo de Sonic, a raposa de dois rabos Miles "Tails" Prower. Sonic não pode perder tempo, ele deve recuperar as seis esmeraldas do Caos e salvar seus companheiros.

O primeiro jogo do Sonic para Master System é fantástico, e esse acompanha o ritmo do primeiro mas por uma linha diferente. Desta vez os níveis não foram baseados no "Sonic 2" para Mega Drive, provavelmente por que o jogo para Master System foi lançado antes do que para seu irmão de 16 bits. E por incrível que pareça, apesar de Tails aparecer em diversas imagens durante o jogo, não existe a opção de jogar com a raposinha o que é algo muito desapontador.
O jogo é dividido em sete níveis com três atos bem definidos cada: Primeiro ato é a típica fase onde vemos coletar anéis e ganhar pontos, no segundo ato precisamos encontrar uma esmeralda do Caos, e no terceiro ato enfrentamos os chefões. Os capangas de Robotnik como sempre são robôs que lembram animais, inclusive os chefes dos níveis.

A maior novidade é a disponibilidade de alguns "veículos" que Sonic pode utilizar para atravessar os níveis, incluindo um carrinho de mina, uma asa-delta e bolhas de ar. Pode até parecer uma idéia meio absurda embarcar o personagem mais rápido dos videogames em meios de transporte tão lentos, mas é algo interessante que traz um desafio diferente.

Graficamente o jogo é muito bonito, os 4Mb utilizados no cartucho realmente valem a pena. Os cenários são bem detalhados com cores vivas e vibrantes, as imagens que antecedem cada nível são muito bonitas e o sprite do Sonic está mais bem definido. Desta vez inclusive contamos com os incríveis loopings que ficaram misteriosamente de fora do primeiro jogo, pena que são poucos. A velocidade do porco espinho também foi mantida, os níveis foram construídos de forma a explorar a correria com o Sonic, mas tome cuidado com os espinhos no fim das rampas.
A trilha sonora é acima da média dos bons jogos de Master System. Após jogar, com certeza algumas das músicas ficaram gravadas em sua mente por um bom tempo.
Além da estréia dos loopings no jogo, outra novidade bem vinda é a possibilidade de poder pegar alguns dos anéis que são perdidos quando Sonic é atingido, facilitando aqueles momentos de desespero.

O jogo não é muito difícil, mas mesmo assim deve dar um pouco de trabalho pois as esmeraldas estão bem escondidas e os atos com chefes não possuem anéis. Falando em esmeraldas, para poder enfrentar o Robotnik e salvar Tails é necessário conseguir as seis esmeraldas do Caos (cinco durantes os níveis e a sexta entregue pelo Mecha Sonic). Sem elas você verá o final "ruim" do jogo.

Eu recomendo Sonic 2 do Master System para qualquer pessoa, pois é um dos melhores jogos da plataforma e um dos melhores jogos do Sonic. Vale a pena!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sobre o herói...

Sou fã de games desde que me entendo por gente. Sempre dava uma fugidinha para as famosas "locadoras", isso em meados de 1995...(para raiva de minhã mãe!!). Gostava de ir, mas como minha mãe não partilhava seu dinheiro comigo para isso, somente olhava deslumbrado com tantos jogos, na época snes, nintendo 64 e outros. Não tinha meu próprio vídeo game, por isso ficava horas e horas na casa dos amigos jogando...(novamente para desespero de minha mãe).Isso acabou em 1998, quando ganhei de um tio meu primeiro vídeo game, o lendário Sega Master System, isso 7 anos depois q o memsmo saiu de linha... mas isso era detalhe... o que realmente importava para mim era ter um vídeo game... confesso que na época esperava ganhar um nintendo, mas agradeço pelo Master System ter entrado em minha vida... hum que profundo... Foi quando, pela primeira vez joguei Sonic the Hedgehog... já era fã de Sonic, desde a época que vendiam chicletes do personagem com figurinhas adesivas... (isso faz tempo!!)... mas foi no Master System que realmente curti o personagem e suas aventuras. Tudo isso que disse anteriormente é mero detalhe, pois o que importa aqui é as aventuras do herói azul no console master system...mas primeiro um pouco da história de Sonic...

Sonic the Hedgehog (em português, Sonic o Ouriço, em japonês: Sonikku za Hejjihoggu) é um personagem de jogos de videogame criado pela SEGA para concorrer directamente com o personagem Mario, da Nintendo e antes da criação de Klonoa da Namco (surgido em 1997,é muito semelhante ao Tails e se torna o rival de Sonic). Sonic é um ouriço (embora a Tec Toy, distribuidora da Sega no Brasil, o chamasse de porco espinho) azul bastante veloz, e que tem como objectivo principal salvar os outros animais do vilão Dr. Eggman (também chamado de Dr. Robotnik em algumas adaptações ocidentais), que os transforma em robôs para trabalharem para ele como escravos.

Sonic foi criado para substituir Alex Kidd que ocupava o posto de mascote da Sega, nascido ainda no Master System, mas que não era tão carismático na época como Super Mario. Seu desenhista foi Naoto Ohshima.

Quando o jogo foi lançado, em 1991, ele foi muito bem recebido devido à velocidade, cores, músicas e cenários contidos em um cartucho de apenas 512 KB.

Sonic the Hedgehog




Sonic the Hedgehog é um jogo de plataforma que foi lançado em 1991 para o Sega Master System e Game Gear. Distingue-se do mais popular jogo de 16 bits. Além de sua versão original como um cartucho, o jogo foi construído mais tarde em algumas versões do Master System II na Europa.É o último jogo lançado na América do Norte Master System.
O jogo consiste em seis mundos (zonas chamados), cada uma composta de três atos. Em cada ato, o jogador deve sobreviver inimigos e obstáculos, progredindo através do palco para realizar um objetivo dentro do prazo.Nos dois primeiros atos, o objetivo é atravessar uma placa de bônus no final, uma placa que, em seguida, gira sobre o seu post para revelar possíveis bônus aleatórios, tais como anéis extra, vidas, ou o acesso a um Special Stage. O terceiro ato contém uma saliência batalha com o Dr. Robotnik.
Possui boa jogabilidade, boa trilha sonora e alguns desafios.
Há duas formas de se completar o jogo, sendo uma delas com as sete esmeraldas do caos, onde altera-se ligeiramente o final. A outra forma é terminar o jogo faltando alguma/todas as esmeraldas.
Dentre os outros jogos do ouriço para o Master System, considero o esse título o melhor deles, esteticamente dizendo. Um excelente jogo para Master System.